O SISOP – Sistema de Operações de Crédito é uma ferramenta dinâmica e objetiva para controle físico das operações de crédito, utilizando o inventário do SISBR como base para organização dos documentos. O sistema foi desenvolvido para receber periodicamente as informações contidas nos inventários das operações de crédito, realizando comparações entre os mesmos, permitindo à Unidade de Crédito a identificação do fluxo de documentos (novas operações geradas, operações liquidadas, endereços para arquivamento, etc). Cada operação de crédito receberá um endereço de arquivamento, permitindo aos usuários a localização e desarquivamento dos documentos de forma rápida, eficiente e segura. O sistema permite também o controle físico das operações de crédito transferidas para prejuízo, mantendo os documentos arquivados e disponíveis pelo tempo necessário, aguardando uma possível renegociação junto ao associado.
Conheça as dificuldades na gestão das operações de crédito e as soluções do SISOP:
- Morosidade na localização dos documentos.
SOLUÇÃO: o SISOP controla analiticamente o endereço físico de cada operação de crédito, permitindo a sua localização e desarquivamento de forma imediata. O SISOP possui uma variedade de filtros para pesquisa, facilitando a rotina diária do usuário; - Extravio de operações de crédito.
SOLUÇÃO: o SISOP utiliza informações exportadas dos sistemas de gestão das empresas (inventário das operações de crédito) para importação e gestão dos documentos, permitindo a identificação imediata de operações extraviadas ou que ainda não foram entregues para o arquivamento na Unidade de Crédito; - Dificuldade e morosidade na realização do inventário das operações de crédito.
SOLUÇÃO: com o SISOP, a instituição terá em tempo real o inventário das operações de crédito, indicando individualmente o endereço de cada documento, apresentando o saldo total no SISOP equivalente ao saldo do relatório de inventário contábil oficial da instituição; - Ausência de controle da prescrição e eliminação das operações de crédito.
SOLUÇÃO: o SISOP possui uma ferramenta de importação do relatório de operações liquidadas, identificando a data de liquidação de cada operação de crédito arquivada. Além desta ferramenta, o SISOP possui um Relatório de Operações de Crédito Prescritas, relacionando as operações de crédito que cumpriram o prazo legal de arquivamento e que podem ser eliminadas fisicamente, evitando assim o acúmulo ou a reorganização periódica dos documentos. - Ausência de controle na movimentação e empréstimo dos documentos.
SOLUÇÃO: o SISOP possui uma ferramenta exclusiva para controle dos empréstimos de documentos, permitindo a criação de protocolos via sistema, identificando todos as informações referente à movimentação dos documentos (nome do solicitante, data do protocolo, documentos emprestados, usuário responsável, data da devolução, etc). - Dificuldade na gestão de documentos digitalizados.
SOLUÇÃO: o SISOP permite ao usuário anexar documentos digitalizados aos registros das operações de crédito arquivadas pelo SISOP. O SISOP permite anexar todos os tipos de documentos digitais (pdf, excel, word, jpeg, etc). - Ausência de controle das atividades realizadas pelos usuários no ambiente virtual.
SOLUÇÃO: o SISOP possui uma ferramenta para registro de LOGs dos usuários, formalizando em relatório todas as rotinas exercidas no sistema, permitindo a análise da produtividade dos usuários e busca de inconsistências executadas no sistema.
Informações Técnicas: o SISOP – Sistema de Operações de Crédito foi desenvolvido em Delphi, com banco de dados Mysql.
Faça o download da apresentação oficial do SISOP: (pdf)
Na aquisição do SISOP está incluída a assessoria para implantação do sistema no servidor e computadores da empresa, assessoria na aquisição de mobiliário adequado (caso seja necessário) e treinamento (local ou virtual) aos colaboradores que utilizarão o sistema.